ANJE promotes meeting of young entrepreneurs with Cavaco Silva

Tuesday, February 15, 2011

A ANJE promoveu, dia 24 de Junho, em Oeiras, um conjunto de actividades, que permitiram o encontro de jovens empresários com o Presidente da República, Cavaco Silva. A associação colaborou assim no Roteiro para a Juventude, subordinado ao tema "Inovação e Empreendedorismo", no âmbito do qual aconteceu uma Mostra de Jovens Empresários, uma cerimónia de boas-vindas com a participação de empreendedores da região, bem como um jantar com cerca de 120 empreendedores, entre eles dois jovens casos de sucesso em matéria de inovação empresarial.

"Através deste roteiro, a ANJE procurou dar a conhecer, ao Senhor Presidente da República e ao País, empresas e empresários da Economia do Conhecimento, que representam o empreendedorismo qualificado que queremos para Portugal. Reforçámos assim a certeza de que existe um Portugal novo e jovem que não pode ser subestimado", refere o Presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão. "Foram já esses os propósitos que pautaram a nossa intervenção num Roteiro da Juventude em 2008, altura em que as actividades se centraram no Porto. Agora, as atenções estão voltadas para os empresários da Grande Lisboa, que são aqui chamados a expressar toda a sua força", acrescenta o responsável.




Cavaco Silva esteve, durante a tarde de quinta-feira, em Carnaxide, onde cumpriu um vasto programa de actividades. Em matéria de empreendedorismo jovem, o destaque vai para a visita do Presidente da República à Mostra de Jovens Empresários do Concelho de Oeiras. Co-organizada pela ANJE, em estreita parceria com as entidades locais, a iniciativa aconteceu no Centro Cívico de Carnaxide. A interacção com os empreendedores prosseguiu na cerimónia de boas-vindas ao Chefe de Estado, no Auditório Ruy de Carvalho. O roteiro acabou depois por culminar num jantar, no Centro de Congressos Lagoas Park Hotel.

Sucessos e obstáculos partilhados à mesa

Num ambiente mais próximo e informal, Cavaco Silva tomou a palavra para se dirigir a todos os que, ignorando a ainda escassa experiência profissional e as condicionantes do mercado, ousaram criar um negócio próprio. Antes disso, o presidente da ANJE teve por missão versar em nome dessa nova geração de líderes empresariais, abrindo caminho à intervenção de dois casos de sucesso: a AnubisNetworks, de Francisco Fonseca, e a MasterBlank, de Marta Vaz Alberto.

O Roteiro para a Juventude prosseguia o objectivo de passar uma forte mensagem de incentivo aos mais novos, partindo de histórias de inovação, mas também de experiências concretas de quem teve de ultrapassar obstáculos para se impor no mercado empresarial português e estrangeiro. Na mesma perspectiva, Francisco Maria Balsemão revela que a ANJE não deixou de "expor ao chefe de Estado os entraves ao empreendedorismo que ainda existem em Portugal, designadamente ao nível das políticas e serviços públicos, e tentar motivar o Senhor Presidente da República a exercer o seu magistério de influência no sentido de serem salvaguardadas as necessidades específicas dos jovens empresários".

Fonte: www.anje.pt , Fotos: www.presidencia.pt


Masterblock featured in GREEN SAVERS
Friday, June 27, 2014

A sua casa é fria no Inverno e quente no Verão? Se ela já tem alguns anos ou décadas, isso é normal, mas as recentes inovações na área da construção sustentável já nos permitem alterar esta situação. Empresas como a Master Block, de Alcobaça, têm na reabilitação sustentável dos edifícios o seu core business.

"Uma das nossas grandes preocupações está relacionada com as emissões de CO2. Sabemos que as casas são responsáveis por cerca de 40% da energia gasta. E sabemos que uma casa antiga gasta mais 50% de energia do que uma casa nova", explicou ao Economia Verde Marta Alberto, da Master Block.

Segundo a responsável, uma das formas mais rápidas e eficazes de apostar na eficiência energética é isolar os edifícios. "Ao isolarmos o edifício, não é só o calor e frio que deixam de fugir do edifício, é o próprio dinheiro", gracejou a responsável.

A eficiência energética é uma das preocupações da Master Block, que tem criado placas para isolamento térmico exterior e para caixilharia. O sistema pode ser aplicado em construção nova ou antiga. "É como colocar um casaquinho no nosso edifício", explica Marta Alberto.

Este isolamento tem uma durabilidade mínima de 50 anos, tem um "óptimo comportamento com a água mas, paralelamente, células abertas para deixar a casa respirar", evitando bolores e humidades.

Segundo a Master Block, esta solução permite um melhor comportamento térmico do edifício, reduzindo a factura energética. Mas a preocupação energética não fica por aqui. "Um dos pontos fracos das casas, muitas vezes, são as janelas e as portas. E existe a necessidade de melhorar termicamente a caixilharia", explicou Marta Alberto.

A Master Block tenta produzir um novo produto por ano, sempre em parceria com laboratórios. É sinal que a crise nem sempre é a culpada da falta de ideias da economia portuguesa - e que há empresas que continuam a não perder a esperança de dar a volta por cima.

LINK NOTICIA.

Master Block in SIC Notícias - ECONOMIA VERDE
Wednesday, May 21, 2014

Eficiência energética das casas


Uma empresa portuguesa, com sede em Alcobaça, apostou na produção de isolamentos térmicos que permitem uma maior poupança a longo prazo, não só na energia consumida pelos edifícios, mas também na carteira.



Surfing The Business Wave - on the site expresso.sapo.pt
Thursday, April 12, 2012
Innovation and Industry - Master Block mentioned in the newspaper "Jornal de Negocios"
Friday, November 04, 2011
Masterblock highlighted in the "EXAME" magazine
Tuesday, August 30, 2011

Viero Robbialac signs a partnership with MasterBlock
Tuesday, August 30, 2011
Masterblock presents innovative insulating system - in local newspaper "Jornal de Leiria"
Tuesday, May 10, 2011

Masterblock highlighted in the "Construir" magazine
Tuesday, May 10, 2011

Masterblank in evidence in the news report "Estes é que não são parvos" on the site Tvi24.pt
Tuesday, May 10, 2011
Masterblock insulation solutions highlighted in the newsletter from the site projectista.pt
Thursday, March 17, 2011