ANJE promove encontro de jovens empresários com Cavaco Silva

terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011

A ANJE promoveu, dia 24 de Junho, em Oeiras, um conjunto de actividades, que permitiram o encontro de jovens empresários com o Presidente da República, Cavaco Silva. A associação colaborou assim no Roteiro para a Juventude, subordinado ao tema "Inovação e Empreendedorismo", no âmbito do qual aconteceu uma Mostra de Jovens Empresários, uma cerimónia de boas-vindas com a participação de empreendedores da região, bem como um jantar com cerca de 120 empreendedores, entre eles dois jovens casos de sucesso em matéria de inovação empresarial.

"Através deste roteiro, a ANJE procurou dar a conhecer, ao Senhor Presidente da República e ao País, empresas e empresários da Economia do Conhecimento, que representam o empreendedorismo qualificado que queremos para Portugal. Reforçámos assim a certeza de que existe um Portugal novo e jovem que não pode ser subestimado", refere o Presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão. "Foram já esses os propósitos que pautaram a nossa intervenção num Roteiro da Juventude em 2008, altura em que as actividades se centraram no Porto. Agora, as atenções estão voltadas para os empresários da Grande Lisboa, que são aqui chamados a expressar toda a sua força", acrescenta o responsável.




Cavaco Silva esteve, durante a tarde de quinta-feira, em Carnaxide, onde cumpriu um vasto programa de actividades. Em matéria de empreendedorismo jovem, o destaque vai para a visita do Presidente da República à Mostra de Jovens Empresários do Concelho de Oeiras. Co-organizada pela ANJE, em estreita parceria com as entidades locais, a iniciativa aconteceu no Centro Cívico de Carnaxide. A interacção com os empreendedores prosseguiu na cerimónia de boas-vindas ao Chefe de Estado, no Auditório Ruy de Carvalho. O roteiro acabou depois por culminar num jantar, no Centro de Congressos Lagoas Park Hotel.

Sucessos e obstáculos partilhados à mesa

Num ambiente mais próximo e informal, Cavaco Silva tomou a palavra para se dirigir a todos os que, ignorando a ainda escassa experiência profissional e as condicionantes do mercado, ousaram criar um negócio próprio. Antes disso, o presidente da ANJE teve por missão versar em nome dessa nova geração de líderes empresariais, abrindo caminho à intervenção de dois casos de sucesso: a AnubisNetworks, de Francisco Fonseca, e a MasterBlank, de Marta Vaz Alberto.

O Roteiro para a Juventude prosseguia o objectivo de passar uma forte mensagem de incentivo aos mais novos, partindo de histórias de inovação, mas também de experiências concretas de quem teve de ultrapassar obstáculos para se impor no mercado empresarial português e estrangeiro. Na mesma perspectiva, Francisco Maria Balsemão revela que a ANJE não deixou de "expor ao chefe de Estado os entraves ao empreendedorismo que ainda existem em Portugal, designadamente ao nível das políticas e serviços públicos, e tentar motivar o Senhor Presidente da República a exercer o seu magistério de influência no sentido de serem salvaguardadas as necessidades específicas dos jovens empresários".

Fonte: www.anje.pt , Fotos: www.presidencia.pt